O livro busca mostrar a necessidade social e política das empresas em se comprometerem com a inclusão dos trabalhadores com deficiência, ultrapassando simplesmente a obrigação do cumprimento legal. Sugere-se a utilização do deslocamento do conceito de deficiência, baseado em parâmetros biomédicos, para o biopsicossocial, no qual há maior interação entre o indivíduo e os fatores contextuais que o cercam. Desta maneira, estes trabalhadores ficam aptos à assumirem papéis de igual consideração dentro das organizações.

O arcabouço teórico deste modelo pautou-se em uma perspectiva filosófica de justiça, baseada nos funcionamentos básicos de cada indivíduo, acessados empiricamente a partir da soma dos estímulos e das respostas geradas.

A sugestão de aplicabilidade foi realizada através do uso da ética organizacional, a qual busca ressaltar o exercício de julgamento prático, o fortalecimento da identidade profissional e a capacitação do trabalhador inserido em uma gestão cooperativa.

O leitor é convidado a refletir sobre as práticas organizacionais existentes e as diferentes formas de fazer gestão, sendo conduzindo a repensar, entre outras coisas, o significado da expressão “ser competente”, reforçando a importância do senso de pertencimento e de coletividade sob o ponto de vista do trabalhador. Por fim, o leitor é estimulado a acompanhar todo o processo dento de um sistema complexo do qual faz parte.

 

Ética organizacional e inclusão social

REF: 978-65-80154-37-1
R$27,00Preço
  • Editora: Ape'Ku Editora

    ISBN: 978-65-80154-37-1

    Ano de edição: 2020

    Distribuidora: Ape'Ku Editora

    Número de páginas: 108

    Formato do livro: 16 x 23 cm

    Número da edição: 1

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