Experiência e memória

 

Carla Rodrigues (PPGF/UFRJ e Faperj)

 

Entre os muitos autores que compõe a constelação de leituras do filósofo Giorgio Agamben (1942) está o alemão Walter Benjamin (1892-1940), a quem Agamben traduziu para o italiano e com quem dedicou-se a pensar temas importantes da sua obra, como linguagem, lei, estado de exceção, forma de vida e experiência. “Todo discurso sobre a experiência deve partir atualmente da constatação de que ela não é algo que ainda nos seja dado fazer”, escreve Agamben, seguindo muito de perto a concepção benjaminiana de experiência. Escolhi falar de experiência para esta breve apresentação de “Agambiarra - escritos sobre a filosofia de Giorgio Agamben” por considerar que o livro, não apenas este volume mas como todo seu processo de elaboração, constitui uma verdadeira experiência filosófica, compartilhada por todos/as que participaram, direta ou indiretamente, da produção dos textos aqui publicados.

 

São pesquisadores/as da filosofia de Agamben que se dedicaram a experimentar,  no rigor acadêmico de seus escritos, a chance da criação. Ideias, argumentos e hipóteses convergem para a invenção deste significante – agambiarra –, confirmação de que pode haver experiência onde existe uma mínima possibilidade de liberdade. Esta experiência foi possível em grande parte pela dedicação com que cada autor/a aqui presente tem desenvolvido suas pesquisas em torno da obra de Agamben, cuja recepção no campo filosófico brasileiro ainda está por ser analisada.

 

É uma honra e uma alegria fazer parte desta experiência filosófica e constatar o resultado primoroso do trabalho de organização dos textos aqui reunidos. Ana Carolina Martins, Caio Paz, Isabela Pinho e Juliana de Moraes Monteiro souberam editar neste livro uma experiência inspirada por Agamben, mas também pelas trajetórias de pesquisa de cada um/a. O livro conta ainda com ensaio de Giorgio Agamben no qual mais uma vez ele evoca o filósofo alemão: “E é sempre Benjamin quem nos lembra que todo gesto verdadeiramente revolucionário não é voltado para o futuro, mas para o passado, que, de fato, a possibilidade vem do passado. De acordo com Benjamin, é disso que nós fazemos experiência na memória.” “Agambiarra” é, neste sentido, uma experiência memorável.

 

 

 

 

AGAMBiarra: escritos sobre a filosofia de Giorgio Agamben

REF: 978-65-86657-05-0
R$67,00Preço
  • Editora: Ape'Ku Editora

    ISBN: 978-65-86657-05-0

    Ano de edição: 2020

    Distribuidora: Ape'Ku Editora

    Número de páginas: 268

    Formato do livro: 16 x 23 cm

    Número da edição: 1

Receba nosso boletim

Ape Ku Editora e Produtora Ltda

CNPJ 28.193.148/0001-09

Rua Jornalista Orlando Dantas, 4 PV 3

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

CEP 22231-010

contato@apeku.com.br

+55 21 981 441 244

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram