Este livro é a versão atualizada da dissertação do curso de Mestrado em Direito da UFSC, desenvolvida sob a orientação da Professora Doutora Grazielly Alessandra Baggenstoss. É resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Lilith - Núcleo de Pesquisas em Direito e Feminismos, também coordenado pela Prof.ª Grazielly. A pesquisa teve intuito de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadoras do grupo de estudo.
Mas também é fruto de “palavras que afloram de um nó na garganta”. Os povos indígenas guaranis chamam a garganta de ahy’o e de ñe’e raity, que significa, de maneira literal, “ninho das palavras-alma”, porque sabem que as palavras têm alma e emergem da situação do mundo atual. O objetivo deste livro é, portanto, se localizar à altura desse tempo para dizer o que sufoca e produz um nó na garganta e, sobretudo, o que está aflorando diante disso para que a vida recobre um equilíbrio, como ensinou Suely Rolnik.
Há a preocupação para que contribua no processo de superação de violências. A partir de mapeamentos, pode-se buscar estabelecer estratégias práticas, confiando no potencial das micropolíticas. Mas também objetiva-se auxiliar no desenvolvimento de uma teoria de um direito de dentro para fora. De um direito que conhece as realidades de perto e que se preocupa com a superação das violências e da subjugação das mulheres.
E para que, principalmente, quem leia a pesquisa encontre nas palavras algumas ressonâncias dos afetos e das forças do presente em seu próprio corpo. Que as ideias produzam o conforto e a força, tal qual é saber que onze onças pintadas foram fotografadas vivas no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal do Brasil, apesar de todo o fogo. E que, em continuidade do que ensinou Rolnik, essas ressonâncias lhe sirvam de companhia para desatar os nós que estes afetos produzem em sua garganta, deixando germinar palavras que plantam o futuro, que se anuncia além do sufoco.
Como se constrói um futuro? Ninguém vai conseguir tecer essa resposta sozinho. Nós precisamos imaginar futuros possíveis. E imaginar um futuro que queremos viver é um ato de resistência.

O direito que chega às mulheres

REF: 978-65-86657-46-3
R$50,00Preço
  • Editora: Ape'Ku Editora

    ISBN: 978-65-86657-46-3

    Ano de edição: 2021

    Distribuidora: Ape'Ku Editora

    Número de páginas: 188

    Formato do livro: 16 x 23 cm

    Número da edição: 1

  • Disponível: postagem do pedido até a quarta-feira seguinte ao pedido.

    Encomendar: postagem do pedido em até 15 dias após a compra.

    Pré-venda: postagem do pedido na semana de lançamento da obra.

    O prazo de entrega dos Correios é de até 20 dias úteis após a postagem.

Receba nosso boletim

Ape Ku Editora e Produtora Ltda

CNPJ 28.193.148/0001-09

Rua Jornalista Orlando Dantas, 4 PV 3

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

CEP 22231-010

contato@apeku.com.br

+55 21 981 441 244

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram